Alcoolismo
O alcoolismo por ser um grave problema de saúde deve ser identificado por profissionais da área de saúde, por locais de trabalho e possibilitar um programa através da educação e assistência aos portadores da doença e a seus familiares, para promover saúde e bem-estar social, torná-lo produtivo e em condições de participar da comunidade bem integrado com a vida.
O que é o Alcoolismo?
O alcoolismo é uma doença crônica, progressiva, tratável, caracterizada pela perda de controle sobre o álcool que resultam conseqüências biopsicossociais.
Problemas sociais decorrentes do abuso do álcool destacam-se: o absenteísmo no trabalho; responsável por 18% a 75% dos acidentes de trânsito e de trabalho; responsável por 40% das consultas médicas e a oitava causa de auxílio doença.
Repercussões sócio-familiares:
Dissolução conjugal
Abandono afetivo e sócio-econômico da família
Diminuição do rendimento e irresponsabilidade no trabalho
Violência com os filhos e cônjuge
Tensão na família
Uma a cada três famílias sofrem com algum membro que padece da doença alcoolismo.
Como fazer o tratamento?
A doença é tratável, pode ser controlada como a diabetes e a hipertensão.
Só há uma maneira de deter a doença: Parar de Beber!
Parar de Beber:
A desintoxicação ocorre toda vez que o alcoolista cessa a ingestão alcoólica (tremores grosseiros, anorexia, vômitos, diarréia, alucinações e/ou convulsões). Para evitar o delirium tremens, o paciente deverá receber medicamento por um período de uma semana, associado a reposição de vitaminas.
A atitude do profissional da saúde deve ser de conforto e apoio, atitudes de raiva, hostilidade, lição de moral são improdutivas. O alcoolista tem uma doença que deve ser controlada por toda a vida, pelo alto risco de recaídas. O alcoolista deverá organizar sua vida sem o álcool.