Transtorno afetivo bipolar
O que é Transtorno afetivo bipolar?
É uma doença psiquiátrica que tem como principal característica a alternância do humor entre períodos de depressão e euforia, em dois extremos.
Quais os sintomas mais comuns?
A fase depressiva destaca-se por sintomas como tristeza na maior parte do tempo, perda de interesse em muitas atividades, pessimismo, desesperança, desanimo, choro fácil, baixa autoestima, fadiga, cansaço, insônia ou hipersonia, perda ou aumento do apetite ou de peso, isolamento social, irritabilidade, ansiedade, dores e outros sintomas físicos não justificados por outros problemas de saúde.
A fase eufórica, por outro lado, caracteriza-se pela apresentação de sintomas de autoestima excessivamente elevada, irritabilidade ou agressividade, sensação de grandiosidade, senso de perigo comprometido, o que leva o individuo a realizar atos arriscados a própria vida, e a diminuição da necessidade do sono.
Como é feito o diagnóstico?
É clínico e deve ser feito por médicos capacitados, pois o diagnóstico é difícil e muito confundido com outras doenças, como depressão unipolar, transtornos de ansiedade e etc.
Qual é o tratamento?
O transtorno bipolar não tem cura, mas pode ser controlado. O tratamento inclui o uso de medicamentos, psicoterapia, mudanças no estilo de vida e psicoeducação - que tem o propósito de oferecer instrumentos para que pacientes e familiares possam lidar com o transtorno e participar ativamente do tratamento.