Depressão
O que é Depressão?
A depressão é uma doença tratável, caracterizada por um transtorno do humor, uma experiência subjetiva de grande sofrimento, uma visão negativa de si mesma e do futuro que resulta em um comprometimento do funcionamento interpessoal, social e profissional.
A depressão não é um baixo astral ou um "fossa", é uma doença que acompanha de humor deprimido, perda de energia, interesse e prazer, sentimentos e culpa, dificuldade de concentrar, altera o sono, altera o apetite, leva a pensamento de morte e aproximadamente 15% morrem pelo suicídio e dois terços pensam nele.
Quem pode ter Depressão?
A depressão atinge cerca de 6% de uma população, é uma doença de todas as idades, mas 50% dos pacientes estão entre 20 e 50 anos. Todas as raças e classes sociais podem ser atingidas. A mulher tem duas vezes mais chances de desenvolver a depressão unipolar.
Como reconhecer a Depressão?
A depressão poderá ser unipolar, quando apresenta apenas episódios depressivos e bipolar quando apresenta episódios depressivos e/ou maníacos ( caracterizado por humor exaltado, expansivo ou irritável, pressão por falar, fuga de idéias, sono diminuído, auto-estima elevada, idéias de grandeza, envolvimento excessivo em atividades prazerosas, hiperatividade ).
Episódios Depressivos:
Um humor depressivo e uma perda de interesse e de prazer são os sintomas principais.
Queixas de alterações do sono, uma insônia terminal ou sono excessivo que não é reparador. Alteração do apetite. Diminuição e perda de peso ou aumento e ganho de peso. As várias alterações do consumo de alimentos podem agravar doenças coexistentes como diabetes e hipertensão.
A sensação de inutilidade, a desesperança, a sensação de desamparo, a visão pessimista de si mesmo e do futuro acompanham os pensamentos de morte, idéias de suicídio, planos específicos de cometer o suicídio e 10% a 15% o comete.
O que fazer?
A prevenção é facilitada pela identificação da população de risco aumentado. O suicídio raramente ocorre em pessoas que não tiveram transtornos mentais e o risco de suicídio em pessoas portadoras de depressão é 15%, portanto diagnosticar e tratar pessoas que são depressivas diminui mortalidade e morbidade.
Tratamento:
Um episódio depressivo não tratado dura de 6 a 13 meses, com o risco do suicídio.
Um episódio depressivo tratado dura cerca de três meses, com os cuidados de prevenir o suicídio.
O tratamento é eficaz com a combinação de farmacoterapia e psicoterapia. A depressão aguda tem uma boa resposta ao tratamento e é uma condição tratável em 70% a 80% dos casos.