Drogas
Perigos do Tabagismo
O Tabagismo:
O tabagismo é um dos grandes problemas de saúde pública e é a maior causa de doenças, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Estima-se que mais de 80 mil pessoas morrem precocemente por ano, cerca de 10 por hora, devido ao hábito de fumar.
Estatísticas:
As estatísticas demonstram que o fumo é o causador de 30% das mortes por câncer em geral; 90% das mortes por câncer de pulmão; 25% das mortes por doença coronariana; 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica; 25% das mortes por doença cérebro-vascular. O risco dos fumantes as contraírem aumenta com o número de cigarros consumidos diariamente e o tempo transcorrido pelo hábito de fumar.
Contágio:
O contágio se faz pela fumaça, tanto a exalada pelo fumante, como a que é produzida pelo cigarro que queima no cinzeiro. Esta última, chamada "corrente secundária", é, sob vários aspectos, mais tóxica que a exalada pelo fumante, contendo concentrações de nicotina, monóxido de carbono, acroleína, formaldeído e outras substâncias cancerígenas.
Fumante Ativo e Passivo:
O fumante passivo é aquele que não fuma voluntariamente, não é viciado, mas atravessa longo período de sua vida convivendo com fumantes, seja no trabalho, no lar ou em outros ambientes.
Por que parar de fumar?
O cigarro vicia, causando dependência, você perde o controle em razão de necessidades psicológicas e físicas. O cigarro causa tolerância, que é a necessidade de usar quantidades cada vez maiores para que se tenha o mesmo grau de satisfação.
Quando você decide parar de fumar pode apresentar alguns sintomas de abstinência. Eles são passageiros e podem persistir por algumas semanas, mas desaparecem com o passar do tempo. Conheça alguns sintomas da suspensão da nicotina: tosse, indisposição gástrica, ganho de peso, irritação, mudança de humor, falta de concentração, ansiedade e desejo incontrolável de fumar (fissura).
Você precisa de um tratamento para desintoxicar, prevenir recaídas e programar sua nova vida sem o uso do cigarro. Se você sentir dificuldade de parar de fumar, procure orientação médica, para receber um tratamento adequado. Nem todos os fumantes são iguais e, diferentes razões mantêm sua dependência.
É necessário levar-se em consideração o direito do não-fumante em respirar ar limpo e não se tornar fumante passivo. A liberdade de cada um limita-se com a liberdade do próximo. Princípio básico da convivência humana, onde o respeito e a boa educação são fundamentais.
Você quer procurar um tratamento para deixar de fumar?
Parar de fumar exige um comprometimento com mudança. No momento que você decide parar de fumar precisará de um tratamento para aliviar os sintomas de abstinência e fissura.
A Clínica das Palmeiras oferece um Programa de Tratamento para você deixar de fumar.
Maiores informações no telefone (43) 328-8484.