Estresse
O que é o Estresse?
O estresse é uma palavra que significa um conjunto de forças que atuam contra uma resistência, tudo que pode influenciar na resistência do ser humano para o adoecer.
O estresse é o dominador comum de todas as reações de adaptação do corpo, todo fenômeno que não se consegue com facilidade uma adaptação, um estado de alerta que leva a ruptura do desequilíbrio do organismo, um desgaste do organismo, tudo aquilo que possa manter o organismo em tensão, inquietude e sofrimento.
O corpo faz esforços constantes no sentido de conservar-se em equilíbrio, se o estresse desequilibrar essa gangorra, o corpo vai buscar uma adaptação através de alterações na sua química. Um estado prolongado de perturbação emocional pode levar a alterações que causam danos à saúde física e mental.
O que faz com que uma determinada pessoa apresente uma determinada doença e outras não diante de estressores psicossociais?
A estrutura de personalidade, experiências de vida, apoio social e a vulnerabilidade genética poderão influenciar no adoecer.
Cada pessoa reage ao estresse à sua maneira. Uma briga familiar pode ser capaz de levar uma pessoa a um colapso cardíaco, pode fazer com que outra fique simplesmente ressentida, enquanto, que para uma terceira poderá servir inclusive como estímulo para um trabalho útil e produtivo.
Os agentes estressores psicossociais podem agir de maneira diferente em cada pessoa, em virtude, de aspectos constitucionais, educacionais, ambientais, genéticos, vivências, cada pessoa poderá administrar o estresse de modo diferente.
Os estressores psicossociais não se referem propriamente às tensões reais da vida e sim à percepção das situações difíceis por parte da pessoa.
O que fazer?
Para ajudar-se a si mesmo é necessário a sua participação na recuperação e aprender a prevenir-se contra o estresse.
No adoecer será necessário procurar um profissional para reavaliar o estilo de vida, as capacidades adaptadas e restaurar um organismo frágil e desorganizado para um estado de relativo equilíbrio.
Tratar é pensar e refletir, é a busca de novos posicionamentos e de mudanças de si próprio. Essa mudança é lenta e exige o seu desejo.
"Seria inútil plantar um carvalho, na esperança de ter, em breve, o abrigo de suas folhas".