Transtorno do Pânico
O que é um ataque de pânico?
É uma crise de ansiedade intensa, de início repentino, em que há muito medo ou desconforto intenso, que atinge seu pico em poucos minutos e incluiu pelo menos quatro desses sintomas:
Palpitações
Suores
Tremores
Sensação de falta de ar
Sensação de estar em choque
Dor ou desconforto no peito
Náuseas ou desconforto abdominal
Calafrios
Tontura
Dormência e formigamento
Medo de perder o controle
Medo de morrer
O que é o transtorno do pânico?
No transtorno do pânico há uma repetição dos ataques de pânico e a pessoa se torna preocupada com a possibilidade de ter um ataque de pânico em situações inesperadas ou constrangedoras. Algumas pessoas passam a evitar situações ou lugares em que já tiveram um ataque de pânico por medo que isso aconteça novamente ali.
Essas pessoas têm o que chamamos de agorafobia, e normalmente evitam lugares públicos onde elas sentem que a fuga imediata pode ser difícil, como supermercados, shoppings centers, ônibus, metro, igrejas, etc. cerca de uma em cada três pessoas com transtorno do pânico desenvolve agorafobia.
Como é o tratamento do transtorno do pânico?
O transtorno do pânico é tratado com medicamentos que inibem a ocorrência de novos ataques. Além do tratamento medicamentoso, pode ser associada psicoterapia para prevenir a evitação e limitações na vida diária da pessoa.